Sem categoria
Veja a lista de disciplinas oferecidas no segundo semestre de 2019
Clique sobre o link abaixo para obter a lista:
-
26/06/202018h48Notícia
Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A vocação do PPG-BAC e seu histórico de atuação acadêmico-científica o coloca plenamente alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o alinhamento direto com diversas metas de cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Objetivo 6.
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Objetivo 15.
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 13.
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
Certamente o PPG-BAC se destaca quanto à sua atuação em nível local, regional e até mesmo internacional, ao desenvolver pesquisas que contribuem diretamente para o alcance dos ODS 6, 13 e 15. Merecem destaque:
i) estudos sobre os efeitos da alteração de habitats e poluição (incluindo temas recentes como efeitos de microplásticos e compostos emergentes) sobre a manutenção da biodiversidade de ecossistemas aquáticos continentais e estuarinos;
ii) estudos que visam auxiliar no desenvolvimento de medidas de monitoramento e recuperação de ecossistemas degradados através de bioindicadores, biomarcadores e biorremediação;
iii) estudos que visam desenvolver técnicas de conservação ex situ a partir de bancos de germoplasma de espécies nativas utilizando a criopreservação;
iv) estudos que buscam elucidar a importância de diferentes processos ecológicos sobre a manutenção da biodiversidade e, consequentemente, de serviços ecossistêmicos;
v) estudos que abordam o ciclo do carbono, emissão de metano e possíveis impactos e respostas em comunidades aquáticas.
Além disso, o PPG-BAC tem atuado em convênios com empresas públicas para melhorar a eficiência dos sistemas de tratamento de esgoto e em cursos de capacitação para funcionários destas empresas. Finalmente, nos destacamos pela atuação em comitês de assessoramento, conselhos consultivos de unidades de conservação e de agências de bacias hidrográficas. Assim, o PPG-BAC tem atuação de destaque nas seguintes metas:
6.3 Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
6.5 Implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive via cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.
6.6 Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
15.1 Assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.
15.5 Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais, deter a perda de biodiversidade e, até 2020, proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.
15.8 Implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.
15.9 Integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local, nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contas.
13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos, e alerta precoce.
Objetivo 4.
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Ao longo dos seus 14 anos de atividade, o PPG-BAC titulou mais de 120 profissionais altamente qualificados com dissertações, teses e publicações científicas estreitamente alinhadas com as metas dos ODS destacados acima (ODS 6, 13 e 15). Além disso, desde 2019, em todos os processos seletivos de ingresso no mestrado e doutorado do Programa, é estabelecida a reserva de no mínimo 20% das vagas para estudantes negros, indígenas, quilombolas e com deficiência, de acordo com o Programa de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (PROAAf-PG) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Resolução 004/2019 do CONSUN-FURG). Neste sentido, a atuação do PPG-BAC se destaca nas seguintes metas do ODS 4:
4.4 Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
4.5 Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
4.7 Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
4.c Aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Objetivo 12.
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Dentre as metas deste ODS estão (12.2) alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais e (12.4) alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente. A contribuição do PPG-BAC para o alcance destas metas se dá através do desenvolvimento de pesquisas que visam avaliar como diferentes contaminantes e poluentes (e.g. metais, nutrientes, produtos farmacêuticos, microplásticos, pesticidas) afetam organismos aquáticos, contribuindo para o entendimento dos seus efeitos deletérios sobre a qualidade da água e sobre organismos consumidos pelas populações humanas. O Programa também tem atuado na compreensão da importância da pesca artesanal e consequências da sobre-exploração no estuário da Lagoa dos Patos.
-
03/10/201713h25Notícia
Apresentação
Programa
O Programa de Pós-graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PPG-BAC/FURG) foi implementado em nível Mestrado em 2006 e em nível Doutorado em 2014, atuando na formação de pessoal qualificado em pesquisas em ambientes aquáticos continentais.
O PPG-BAC teve sua origem marcada pela definição da FURG como uma instituição voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos, assumindo uma abordagem moderna da definição de ecossistema, que inclui o homem, e todas as relações sócio-econômicas e ambientais. As pesquisas realizadas no PPG-BAC têm a Planície Costeira do Rio Grande do Sul como principal área de atuação. Este é um ambiente único no Brasil, sendo que algumas de suas características marcantes são a sua formação geológica muito recente, provocada pelas transgressões e regressões marinhas do Pleistoceno e Holoceno, e uma posição geográfica peculiar, que a submete à Convergência Subtropical, e a um clima com forte influência marinha. Ou seja, estas características macroambientais únicas requerem pesquisas que visem o entendimento de todo o mosaico de paisagens aquáticas e áreas continentais adjacentes. A planície costeira do Rio Grande do Sul possui 640 km de extensão, desde a cidade de Torres, extremo norte da região costeira do estado, até o balneário La Coronilla, cerca de 30 km ao sul da fronteira com o Uruguai. Com 37.000 km2, possui 22.740 km2 (61%) de terras emersas e 14.260 km2 (39%) de sistemas aquáticos continentais. Esta grande extensão apresenta duas grandes lagunas (Patos e Mirim) e a maior sequência de lagoas em rosário do Brasil, paralelas à linha de costa.
Objetivo Geral:
Formar profissional capacitado a desenvolver estudos biológicos em ambientes aquáticos continentais
Objetivos específicos:
- Desenvolver pesquisa que amplie o conhecimento e contribua para a conservação da biodiversidade dos ambientes límnicos.
- Desenvolver pesquisas sobre os efeitos das atividades humanas em ambientes aquáticos continentais.
- Desenvolver estudos que subsidiem o aproveitamento sustentável dos ecossistemas aquáticos continentais.
Coordenação
Coordenadora: Profa. Camila De Martinez Gaspar MartinsCoordenado adjunto: Prof. Junior BorellaComissão Acadêmica:Profa. Marta Marques de SouzaProfa. Cristina StenertDr. Pablo dos Santos GuimarãesProf. Rogerio Tubino Vianna (Suplente)MSc. Bárbara Oleinski Parada (representante discente)MSc. Fernanda de Lacerda Freire (representate discente suplente)Secretaria:
Leonardo Mello
Contatos:
Programa de Pós-graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais
Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Av. Itália, Km 8 - Campus Carreiros
CEP: 96203-900
Rio Grande - RS
Fone/Fax: +0055 53 3233 684
E-mail: pgbac@furg.br -
16/12/202409h26Notícia
Avaliação / Egressos
Ciique sobre o ícone no canto inferior direito do gráfico para maximiza-lo e para voltar ao tamanho normal.
-
03/10/201713h27Notícia
-
31/10/201811h30Notícia
-
16/05/201909h48Notícia
Convite 118ª defesa Mestrado do PPGBAC
118ª Defesa de Dissertação de Mestrado
“Impacto da contaminação ambiental na microbiota intestinal de peixes Phalloceros caudimaculatus. ”
Christian Deyvis Nolorbe Payahua
Orientador: Profº. Dr Juliano Zanette
Banca Examinadora: Profª Dra. Camila De Martinez Gaspar Martins (FURG) e Profº Dr. Vinícius Farias Campos (UFPEL).
Local: Prédio 4 - Sala 4110
Data: 20/05/2019 - Horário: 14:00 hs
-
26/06/202016h22Notícia
Coordenação
Coordenação
Coordenadora: Profa. Camila De Martinez Gaspar MartinsCoordenado adjunto: Prof. Junior BorellaComissão Acadêmica:Profa. Marta Marques de SouzaProfa. Cristina StenertDr. Leonardo Marques FurlanettoProf. Rogerio Tubino Vianna (Suplente)MSc. Bárbara Oleinski Parada (representante discente)MSc. Fernanda de Lacerda Freire (representante discente suplente)Secretaria:
Leonardo Mello
Contatos:
Programa de Pós-graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais
Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Av. Itália, Km 8 - Campus Carreiros
CEP: 96203-900
Rio Grande - RS
Fone/Fax: +0055 53 3233 684
E-mail: pgbac@furg.br -
03/10/201713h34Notícia
Discentes
Mestrado
Ingresso em 2017:
Adreani Araujo Da Conceição
Ana Paula Tavares Costa
Camila Soares Borges
Cínthia Negrine Fernandez
Christian Deyvis Nolorbe Payahua
Crislaine Barbosa
Mateus Negrini
Murilo De Oliveira Fernandes
Sabrina Radunz Vollrath
Sandra Halfen Silveira
Yarin Tatiana Puerta Quintana
William MatzenauerIngresso em 2018:
Alien Mavi Fontoura Frantz
Jhoe Steve Reyes Pajuelo
Larissa Cristine de Carvalho Penha
Liane Naetzold
Manuela Passos Tourinho
Maria Gabriela Junqueira Nunes
Mikael Luiz Morales Pereira
Pamela Rodrigues Gayer
Sabrina Dalmas Branchi
Tainã Guimaraes da SilvaIngresso em 2019:
Amanda Oliveira Travessas
Andreá Luiza de Mattos de Moraes
Celomar Severo de Sena
Felipe Caseiro Silva
Gabriela Chavez Cossio
Luiz Gustavo Alves Lopes
Patrícia Maria Buratto
Raissa Lima Praia Santos
Tamires Pereira Pintado
Tauana Mores
Vinicius Mendes MenesesIngresso em 2020:
Aline Almeida Fonseca
Ana Paula Roschildt da Silva
Bárbara Oleinski Parada
Camila Corrêa Lourenço dos Reis
Caroline Vettorazzi Bernabé
Danielle Tavares da Silva
Fernanda de Lacerda Freire
Ingrid Pereira de Souza
Isadora Vasques
Jael Saray Coelho de Sousa
Katiuscia da Silva Bueno
Monica Lourenço
Saimon Branco Bueno
Yan Gonçalves Gowert
Doutorado
Ingresso em 2015:
Adna Ferreira da Silva
Caroline Igansi Duarte
Giselle Xavier Perazzo
Bruna Gomes Alho
Carolina Trindade PerryIngresso em 2016:
Daiana Kaster Garcez
Emanuela Cristina de Castro Honório
Karine Massia Pereira
Thaísa Bozzetti Gautério
Maiby Glorize Da Silva BandeiraIngresso em 2017:
Rafael Chaves Loureiro
Ingresso em 2018:
Muryllo Santos Castro
Cassia Fernanda Martins Da Silva
Karoline Pereira MartinsIngresso em 2019:
Crislaine Barbosa
Ana Paula Tavares CostaIngresso em 2020:
André Ribeiro Martins
Larissa Cristine de Carvalho Penha
Nilvea Ramalho de Oliveira
Sabrina Radunz Vollrath -
14/12/202017h40Notícia
Discentes Doutorado
Ingresso em 2015:
Adna Ferreira da Silva
Caroline Igansi Duarte
Giselle Xavier Perazzo
Bruna Gomes Alho
Carolina Trindade PerryIngresso em 2016:
Daiana Kaster Garcez
Emanuela Cristina de Castro Honório
Karine Massia Pereira
Thaísa Bozzetti Gautério
Maiby Glorize Da Silva BandeiraIngresso em 2017:
Rafael Chaves Loureiro
Ingresso em 2018:
Muryllo Santos Castro
Cassia Fernanda Martins Da Silva
Karoline Pereira MartinsIngresso em 2019:
Crislaine Barbosa
Ana Paula Tavares CostaIngresso em 2020:
André Ribeiro Martins
Larissa Cristine de Carvalho Penha
Nilvea Ramalho de Oliveira
Sabrina Radunz VollrathIngresso em 2021:
Claudio Rossano Trindade Trindade
Ingresso em 2022:
Mariana Nunes Menegat
Yan Gonçalves Gowert
Isabella Menezes PinzonIngresso em 2023:
Ana Paula Roschildt da Silva
Andressa Adolfo
Bárbara Oleinski Parada
Fernanda de Lacerda Freire
Saimon Branco Bueno
Amanda Letícia Bauer
Felipe Caseiro Silva
Henrique da Cunha RauppIngresso em 2024:
Ana Cecília Francio da Silva
Cínthia Negrine Fernandez
Mariana Lopes Gonçalves
Pedro Henrique de Oliveira Hoffmann -
14/12/202017h39Notícia
Discentes Mestrado
Ingresso em 2017:
Adreani Araujo Da Conceição
Ana Paula Tavares Costa
Camila Soares Borges
Cínthia Negrine Fernandez
Christian Deyvis Nolorbe Payahua
Crislaine Barbosa
Mateus Negrini
Murilo De Oliveira Fernandes
Sabrina Radunz Vollrath
Sandra Halfen Silveira
Yarin Tatiana Puerta Quintana
William MatzenauerIngresso em 2018:
Alien Mavi Fontoura Frantz
Jhoe Steve Reyes Pajuelo
Larissa Cristine de Carvalho Penha
Liane Naetzold
Manuela Passos Tourinho
Maria Gabriela Junqueira Nunes
Mikael Luiz Morales Pereira
Pamela Rodrigues Gayer
Sabrina Dalmas Branchi
Tainã Guimaraes da SilvaIngresso em 2019:
Amanda Oliveira Travessas
Andreá Luiza de Mattos de Moraes
Celomar Severo de Sena
Felipe Caseiro Silva
Gabriela Chavez Cossio
Luiz Gustavo Alves Lopes
Patrícia Maria Buratto
Raissa Lima Praia Santos
Tamires Pereira Pintado
Tauana Mores
Vinicius Mendes MenesesIngresso em 2020:
Aline Almeida Fonseca
Ana Paula Roschildt da Silva
Bárbara Oleinski Parada
Camila Corrêa Lourenço dos Reis
Caroline Vettorazzi Bernabé
Danielle Tavares da Silva
Fernanda de Lacerda Freire
Ingrid Pereira de Souza
Isadora Vasques
Jael Saray Coelho de Sousa
Katiuscia da Silva Bueno
Monica Lourenço
Saimon Branco Bueno
Yan Gonçalves GowertIngresso em 2021:
Josiane Araujo da Silva
Karen SchmidtIngresso em 2022:
Miriam Duarte de Oliveira
Pedro Henrique de Oliveira Hoffmann
Thais de Azevedo Carneiro
Vinicius Weber
Igor Alexander de Moura Silva
Natalia Silveira Gularte
Alex LindorIngresso em 2023:
Nuno Mussá Manuel Ussene Escamade
Bolton Armando Nhamussua
Milena Rosa Pereira
Josué Lucas Costa Barcellos
Lilith Schneider Bizarro
Luisa da Costa
Mônica Rodrigues DietriechIngresso em 2024
Alan Lopes
Carollina da Silva Joaquim
Eduarda Rodrigues Pinheiro
Eloyza dos Santos Cardoso Duarte
Greiciane Pereira da Silva
Janaína Cardozo de Mello
João Afonso Poester Carvalho
Karen Pinheiro Lackman
Leandro
Natália Popiorek dos Santos
Talita de Alcantara Carneiro Backhaus