Dissertação - Nuno Mussá Manuel Ussene Escamade

Variabilidade temporal (1997-2019) de peixes estuarino-residentes com atributos funcionais distintos e suas relações com fatores ambientais e climáticos

Autor: Nuno Mussá Manuel Ussene Escamade (Currículo Lattes)

Resumo

Os ecossistemas estuarinos enfrentam crescente pressão devido às mudanças climáticas, que intensificam distúrbios ambientais associados a processos continentais, atmosféricos e oceânicos. Alterações na hidrodinâmica dos estuários, em escalas espaciais e temporais, desestabilizam comunidades ecológicas. Fenômenos climáticos, como o El Niño Oscilação Sul (ENOS), amplificam esses efeitos, gerando impactos negativos em ecossistemas e nas comunidades que deles dependem. As espécies estuarino-residentes, que utilizam esses habitats ao longo de todo o ciclo de vida, são particularmente vulneráveis, enfrentando desafios crescentes para assegurar a manutenção das suas populações. Baseando se em 22 anos de dados mensais de abundância de espécies residentes do Estuário da Lagoa dos Patos (ELP), este estudo analisa a abundância de três espécies (Atherinella brasiliensis, Jenynsia lineata, Ctenogobius shufeldti) com atributos funcionais distintos (relacionados à estratégia reprodutiva, alimentação e uso da coluna dágua) e suas relações com fatores ambientais regionais e locais. Investigamos as seguintes hipóteses: (i) há uma tendência de declínio à longo prazo na abundância das espécies estuarinas residentes; (ii) as reduções na abundância estão associadas a eventos de El Niño; (iii) a abundância de espécies com diferentes traços funcionais responde de forma semelhante aos efeitos dos eventos de El Niño. Utilizamos modelos lineares generalizados para analisar as variações na abundância em relação aos fatores ambientais regionais e locais. A análise revelou um declínio na abundância de todas as três espécies estuarino-residentes, relacionado aos fatores locais, regionais e variações climáticas, apesar das diferenças em seus atributos funcionais. Modelos lineares generalizados mostraram que os eventos de El Niño impactam as espécies de maneiras distintas, com efeitos mais pronunciados em espécies ovíparas (A. brasiliensis e C. shufeldti) em comparação com espécies vivíparas (J. lineata). Esses resultados fornecem evidências empíricas do declínio na abundância de peixes residentes no ELP ao longo da série temporal de dados analisada, independentemente de seus traços funcionais distintos. Essa tendência de acarreta preocupações sobre a conservação das funções ecológicas e dos serviços ecossistêmicos de espécies de peixes estuarino-residentes em estuários subtropicais sob crescentes pressões antropogênicas e climáticas.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Ecossistemas estuarinosMudança climáticaEl NiñoImpactos ambientaisPeixesEspécies estuarinas residentesEstuário da Lagoa dos PatosPesquisas ecológicas de longa duração (PELD)El Niño oscilação sul (ENOS)